Blog

Os misteriosos paezinhos de Deus

Daniela Ferreira

14/12/2020

Hoje quero contar a vocês sobre os pãezinhos de Deus. Ouvi as melhores recomendações de algumas pessoas, sobretudo de brasileiros amigos que encontrei por aqui. Estas iguarias são tradicionais e me recomendaram em especial os da famosa Padaria Portuguesa – rede de cafeteria bem interessante e mais parecida com os nossos cafés brasileiros.

O nome muito sugestivo já aguçou minha curiosidade e paladar. Afinal sou baiana e se não sabem venho da terra dos maravilhosos “pãezinhos delícia”. Nesta minha jornada sempre acho correlação entre a cultura do Brasil, e em especial da Bahia e as descobertas que faço aqui em Lisboa, onde vivo. Com certeza as similaridades são fruto da nossa colonização e herança cultural com Portugal, afinal Salvador foi a primeira capital do Brasil.

Mas voltando aos pãezinhos, vamos explorar o mistério dessa história. Bom a boa notícias é que os pãezinhos sendo de Deus, já ficamos mais tranquilos pois só podem ser gostosos e do bem é claro. Graças ao mesmo Deus, o diabo não sabe cozinhar por aqui e portanto estamos seguros. Talvez até a expressão “ o pão que o diabo amassou” possa ter surgido de um aborrecimento dele com Deus e seus pãezinhos tão gostosos. ( hahaha!)

Bom, demorei de ir descobrir sobre os tais pãezinhos portugueses, e sem perceber um dia  acabei entrando na Padaria Portuguesa. Eu juro, que foi coincidência mesmo. Vi uns pãezinhos com recheio doce de coco por cima e pedi um café, e apontando ao atendente pedi um daqueles.

Sentei e tomei meu café e achei maravilhoso meu pãozinho doce, meu Deus comi rezando !  Estava num dia bem difícil e consegui ser grata por esta delícia em meio aos desafios daquele dia. De imediato lembrei e matei a saudade dos maravilhosos pãezinhos delícia da Bahia, porque são bem macios e molhadinhos também. A diferença é o pão de Deus é doce e lembra uma rosca e os pãezinhos baianos são salgados com queijo em cima.

Peguei a nota para guardar o nome daquela maravilha e foi quando vi escrito – pão de Deus!  De fato o nome foi super bem escolhido pois são realmente divinos. E daí me lembrei das tantas recomendações que tinha recebido.  Mas nunca acharia que seriam eles, pois o recomendado é que deveria pedir o pão de Deus com fiambre e queijo. Então não imaginei um pão assim com recheio doce em cima.

Bom contei essa história porque é claro que amei os pães de Deus e quis logo comer de novo. E fazendo um paralelo com o meu mundo de marketing quis trazer aqui a minha visão e experiência de compra como consumidora, para mostrar como aspectos culturais podem afastar o ótimo do extraordinário.

A minha experiência foi excelente com o pão de Deus em si, então isso gera consumo e fidelidade. Então descobri uma padaria perto de casa e fui lá, pedi meu pão de Deus. Queria ter meu momento do pedacinho do céu de novo. Pedi toda feliz o pão de Deus, quando a atendente me disse que já havia acabado:- Pães de Deus não há! Fiquei arrasada mas como já era início da noite, fiquei triste mas aceitei. Voltei mais duas vezes e o mesmo se repetiu. Fiquei decepcionada mas insisti de novo um outro dia – o pãozinho era bom mesmo.

Desta vez fui mais cedo e novamente a atendente responder: – Pães de Deus a esta altura já não há…, poxa que decepção. Daí não resisti e falei : – Nossa vocês deveriam fazer mais porque acabam tão rápido; já estive aqui mais algumas vezes e nunca tem. Daí a atendente me disse: – Não adianta fazer mais pois quanto mais fazemos mais vendemos! Não pude acreditar naquilo que meus ouvidos marketeiros escutavam… Ainda completou dizendo: – Agora mesmo já atendi três clientes e todos também queriam…

Então eu não acreditei… sério ? Eu pensei, nós no Brasil, dando ”nó em pingo d’água” para fazer vendas, aumentar o ticket médio e superar a crise e em plena pandemia, todos por aqui tranquilos com a perda das vendas dos pãezinhos de Deus.  Mas resolvi não falar nada, dei risada, mas tive vontade de chamar o gerente e questionar sobre o fluxo dos pãezinhos mas deixei para lá… Afinal eles são muitos bons.

Resolvi escrever sobre isso porque aconteceram diversas outras vezes e descobri que os pães de Deus além de serem tradicionalmente portugueses são um dos carros chefe dessa padaria. Se quiser comer um mesmo, tem que ir pela manhã, para garantir que irá encontrar. Fora a insatisfação por ficar tantas vezes sem comer meu tão delicioso pão de Deus, minha dieta agradece.

Me chamou a atenção a distância que ainda existe por aqui entre empresas e consumidores e como faria diferença uma simples pesquisa de satisfação ou mesmo diálogo com a equipe de frente. Sei que é cultural do europeu, dizer não há, terminou e pronto!

Mas quero lembrar que com todos os desafios do Brasil somos ótimos em jogo de cintura e comunicação, além de darmos duro pela venda de qualquer coisa; ainda mais depois dessa pandemia toda. Mas elogiando também os portugueses e o que fazem eles serem tão autênticos e especiais, é que o bem maior está acima dos interesses comerciais. Então durante a pandemia, com intenção de reduzir o distanciamento social, esta padaria Portuguesa divulgou nas redes sociais a sua famosa receita dos pãezinhos de Deus. Assim durante o bloqueio os clientes poderiam usar seu tempo livre para espairecer e testar a receita, achei genial.

E para finalizar a história, sempre encontro portugueses bem humorados, e adoro! E em uma das visitas, quando fui pedir meu pão de Deus, o atendente falou bem rápido, no português de portugal e me disse:

– Queres seu pão de Deus com pai nossos e ave marias? Ele repetiu umas três vezes para eu entender. E eu pensei, que legal um idéia criativa para complementos ou recheios dos pães… Mas era só uma brincadeira do atendente mas fica aí a sugestão. E você conhece esta maravilha? Recomenda algum pão de Deus também muito bom?

História do Pão de Deus – Referência cultural

O pão de Deus é um doce tradicional com o selo português. Pesquisei que a história do pão de Deus está relacionada com o dia de Todos os Santos. Era comum, em algumas regiões do país, que as crianças saíssem à rua pedindo por esta delícia tradicional portuguesa. É conhecido em algumas regiões como “bolinho” e é uma receita legitimamente portuguesa. Não é de surpreender que por ser tão deliciosa tenha ganhado fama. História completa neste link : Saibam tudo sobre a história e origem do Pão por Deus, uma tradição celebrada no dia de Todos os Santos.

O Pão por Deus é uma tradição antiga com raízes semelhante às do dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat).

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta.

Referência:
https://pumpkin.pt/familia/lifestyle-criancas/festas-aniversarios-batizados-ferias/pao-por-deus-uma-tradicao-muito-nos

Padaria portuguesa – minha melhor referência de pão de Deus.

Home Templates

Comentários
Escreva um comentário

[email protected]
+351 913 644 143 (WhatsApp)

Portugal
Rua Antônio Albino Machado, 47 – 3D
1600-011 – Lisboa

Brasil
Av. Paulista 1636, conjunto 4, Bela Vista
01310-200 – São Paulo/SP